Palavras do Administrador Diocesano.

Senhor Núncio Apostólico em Portugal

Dom Ivo Scapolo

Ao terminar a sua primeira visita oficial à Diocese de Angra na Região Autónoma dos Açores, na qualidade de Administrador Diocesano, agradeço a vossa excelência a presença disponível e próxima ao Povo de Deus que vive nestas ilhas em Portugal.

Agradeço a sua solicitude para com esta diocese insular, sobretudo desde o dia da minha eleição para este o ofício, desejando que seja por um período não muito longo, até porque ora deixo de cumprir bem a minha missão de pároco, ora deixo de cumprir a missão tão exigente de administrador, numa diocese que viu tão unida e tão repartida por nove.

Agradeço de igual modo a oferta do seu ministério episcopal para presidir às celebrações da Semana Santa e do Tríduo Pascal, em Ponta Delgada, na Horta e em Angra do Heroísmo, encontrando-se assim com tantos fiéis de base, grupos, consagrado(a)s, seminaristas, diáconos, presbíteros, jovens, pobres, doentes e reclusos, bem como com as mais altas autoridades da Região Autónoma, aqui hoje presentes na pessoa do senhor Representante da República.

Uma pergunta recorrente que dirigiram ao senhor Núncio ao longo destes oito dias foi «e então para quando é que vamos ter um novo bispo» e a resposta serena é «quanto antes», mas é um «processo laborioso, que exige muito trabalho, consulta e paciência». Aliás, a pergunta faz todo o sentido, pois sem bispo não há Igreja Local, tal como não haveria Igreja sem os Apóstolos.

Senhor Núncio, como representante do Santo Padre em Portugal, queira por favor transmitir ao Papa Francisco a nossa fidelidade e comunhão, docilidade e obediência, estima e consideração, e replicar a Sua Santidade a oração, que fazemos «para que o Senhor Jesus nos conceda o pastor que seja do Seu agrado e em breve possamos alegrar-nos com a eleição de um novo Bispo que ilumine e edifique este povo açoriano com a verdade do Evangelho». Muito obrigado, Senhor D. Ivo. Uma boa viagem até à Nunciatura em Lisboa. Por cá, esperamos recebê-lo de novo em breve.