«Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia»

Nos próximos dias 26 a 31 de Julho terão lugar na Polónia as 31ª Jornadas Mundiais da Juventude. Serão muitos milhares de jovens de todo o mundo incluindo Portugal. Contamos com algumas dezenas de jovens da nossa diocese de Angra que integram movimentos e grupos paroquiais.

Este acontecimento reveste-se de tal importância que não poderá deixar nenhum diocesano indiferente. Para os que participam, de facto, é-lhes oferecida uma experiência de Igreja única e riquíssima que não só valorizará o tempo da sua concretização mas será fortalecimento para uma maior entrega à missão da Igreja nas suas comunidades cristãs. Mas estes são como que delegados da diocese da qual pertencem e, por isso, reconhecemos a importância de estarmos unidos a eles na oração, no acompanhamento das celebrações que os media nos facultarão e na comunhão com o Santo Padre que exprime a unidade e comunhão da Igreja de Jesus Cristo.

No contexto do Ano Jubilar da Misericórdia, o Santo Padre exorta a todos os jovens a ser misericordiosos através do lema «felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia».

Em comunhão com o Santo Padre, exorto todos os jovens da nossa diocese, os que vão estar na Polónia e os que vão acompanhar as mesmas Jornadas nas suas comunidades cristãs, a deixarem-se tocar pela presença misericordiosa de Jesus Cristo, tal como fez com o Jovem do Evangelho, e a serem generosos na resposta que amorosamente vos lança: vai partilhar dos teus dons com os pobres e depois vem e segue-Me (cfr. Mt  ).

O futuro da humanidade depende do que os jovens de hoje e de amanhã queiram fazer; da forma como souberem partilhar dos seus dons com os outros; do compromisso com os mais abandonados da sociedade; e sobretudo como se dispuserem a fazer a experiência de encontro com Jesus Cristo que no Seu amor misericordioso responde integralmente ao desejo de vida plena latente no coração de cada jovem.

Caros jovens não tenhais medo de cruzar o vosso olhar com o olhar de Jesus Cristo. Na verdade Ele interpela, desinstala, chama e envia… Mas tão só porque vos ama com amor infinito.

Se nos colocarmos nesta meta, posso afirmar que toda a diocese de Angra estará a fazer a verdadeira experiência das Jornadas Mundiais.

Coloco no regaço de Nossa Senhora, Mãe e Rainha dos Açores, a vossa participação nestas Jornadas Mundiais e os bons propósitos que certamente elas despertarão no vosso coração cheio de inquietações e de esperança.

+João Lavrador

Bispo de Angra e Ilhas dos Açores