Campo de São Francisco. Ponta Delgada | 30 de julho de 2023 [PDF]

“Maria levantou-se e Partiu apressadamente” (Lc 1,39)

Em direção à montanha, sem olhar se o caminho era plano ou montanhoso, longo ou curto. Simplesmente partiu. Também há aventura neste partir. A vida dela como a nossa é feita por Deus! Ele grita-nos: «Jovem, Eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14).

Caros amigos e amigas, somos hoje, aqui, um pedaço de um mundo unido. Somos sementes do mundo do futuro, um mundo novo, onde todos possam viver em paz, justiça e amor.  Sonhai esse futuro. Só o amor pode colocar Deus de novo no centro da vida, da criação e da história comum dos homens e mulheres.

Para quê levantar, perguntarão alguns? Para partir em busca de ação… de vida!

Maria partiu porque sabe que o que acontece nela é puro amor de Deus. Maria não ficou parada com o Anjo a tirar uma selfie, a contemplar-se. Quantas vezes ficamos parados a tirar selfies ou a tirar fotografias em vez de contemplarmos o momento? Com Maria é diferente; ela parte em busca de ação. Não se trata de correr para o vazio é correr em busca de vida, porque sabe que vida dela, como hoje a nossa, é feita de Deus. Sabe que com Jesus no seu seio só pode ser dom para todos aqueles com quem se encontrar. Jesus é para toda a humanidade, é o Filho de Deus, é de todos!

Jovens dizei-O a todos com amor, pintai-o com todas as cores e arte, cantai-o com a força de um jovem, dançai-O com a alegria de quem sabe que Ele caminha convosco e vai no meio de vós. Mas… rezai-O em cada momento da vida para serdes um com Ele! Gritai com a vida que Deus é amor e a única coisa que vale é amar.

Só amor vale a pena. Usai essa linguagem, que todos entendem independentemente das suas línguas faladas.  Quem não sonha um mundo unido, uma humanidade unida, um mundo de paz?

Quem não sonhar não vá à Jornada Mundial. Fique ainda sentado no sofá e veja o mundo da janela. Agora quem for, acredite e faça-se construtor e protagonista.

Ide até Lisboa, mergulhai neste mar de jovens vindos de todos os cantos da terra e vede como a juventude com Jesus é igual em todo o mundo.

Ide, vede e correi a construir apressadamente esta única humanidade pela qual Jesus nasceu de Maria, pregou o seu Evangelho e deu a vida pelos homens para que repitam que “não há amor maior do que dar a vida pelos irmãos”.

Ide e fortalecei convicções, estabelecei compromissos pessoais e universais na defesa da pessoa humana sempre, a começar pelas periferias do mundo, pelos homens e mulheres esquecidos, desprezados e explorados.

Ide e voltai. Precisamos de multiplicar pela nossa diocese, cidade, paróquia, bairro, lugar de estudo ou trabalho o hábito de “ter pressa” para ver um mundo melhor, pessoas e povos em paz, toda a criação amada e defendida porque só temos uma terra.

Ide e trazei Jesus nas vossas vidas, nunca o deixeis de parte.

Ide e voltai dizendo que valeu a pena e que vale a pena gastar a vida por ideais que não se resumem numa foto.

A primeira coisa que Maria faz é pôr-se a caminho, apressadamente, para servir, para ajudar. Também vocês tendes de aprender dela a colocar-se a caminho, para ajudar os outros.

Que Maria vá convosco, vos passe a sua pressa de amar cada próximo porque só temos uma vida e temos que a gastar bem.

A Igreja e o mundo precisa de vós.

Obrigado por estardes aqui.

Obrigado por serdes Isabel que acolhe Maria porque ela veio à pressa.

+ Armando, Bispo de Angra