Angra. [PDF]
“Não fostes vós que me escolhestes, fui Eu que vos escolhi para irdes e dardes fruto e o vosso fruto permanecer” (Jo 15, 16).
Após os tempos de pandemia e de sede vacante, há na diocese diversos sacerdotes que já terminaram o tempo das suas Provisões canónicas, que os ligavam a determinados ofícios. Outros sacerdotes, a seu pedido ou por conveniência da diocese, recebem novas nomeações.
Pensando em alguns cargos da cúria e Serviços diocesanos que deverão começar a preparar o próximo ano pastoral, publicam-se já algumas dessas nomeações. Brevemente serão publicadas as restantes.
Na qualidade de bispo diocesano, pela primeira vez, procedo a nomeações no seio do presbitério. Foram ouvidos diversos colaboradores, feitas consultas informais, ouvidos sacerdotes, ouvidores e leigos. Em todos os casos, se decidiu de comum acordo, pensando no melhor para os padres e para as comunidades. Não foram ainda ouvidos, por escassez de tempo, os conselhos pastorais paroquiais, mas fá-lo-emos no futuro. Dou graças a Deus pela oportunidade de conhecer melhor os sacerdotes do presbitério nos muitos colóquios pessoais que mantive. Em todos encontrei disponibilidade e vontade de iniciarmos juntos uma nova etapa na vida da diocese, assente na disponibilidade pessoal e desejo de trabalhar mais em equipas sacerdotais. Obrigado a todos. Estou certo de que veremos os frutos!
Como bispo, lembro o conhecido pensamento de Santo Agostinho: “atemoriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou Bispo; convosco sou cristão. Aquilo é um dever; isto, uma graça. O primeiro é um perigo; o segundo, salvação”. E ainda outro texto seu: “Somos sacudidos, como por mar encapelado, na tempestade das decisões a tomar … Se, portanto, mais me alegra ter sido remido convosco do que ser vosso prelado, então, como o Senhor ordenou, serei ainda mais vosso servo, para não me mostrar ingrato diante do preço pelo qual mereci ser vosso companheiro de serviço. Tenho de amar o Redentor e sei o que disse a Pedro: Pedro, tu amas-me? Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,17). E isto uma vez, duas vezes, três vezes. Questionava-se o amor e impunha-se o trabalho, porque onde é maior o amor, menor o trabalho. (Santo Agostinho)
Agradeço a todos o trabalho feito nos anteriores cargos e peço às comunidades que ajudem nas mudanças para que tudo se possa processar a tempo do próximo Ano Pastoral.
De acordo com o nº 527 &3 do Código de Direito canónico, determina-se que todos os aqui nomeados tomem posse até ao período máximo de 3 meses.
Nomeações 2023
Cónego Gregório Joaquim Couto Rocha – é dispensado do ofício de Diretor Espiritual do Seminário Episcopal de Angra, do ofício de cónego penitenciário e nomeado Vigário-Geral.
Pe. José Júlio Mendes Rocha – é dispensado do ofício de pároco de Fonte do Bastardo e de Porto Martins da Ouvidoria da Praia da Vitória e nomeado Vigário Episcopal para o Clero e Formação.
Cónego Hélder Manuel Cardoso da Fonseca de Sousa Mendes – é dispensado do ofício de Vigário-Geral, de pároco da Sé e nomeado pároco da Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória.
Cónego Hélder Miranda Alexandre – é dispensado do ofício de Reitor do Seminário Episcopal de Angra e nomeado pároco da Sé.
Pe. Emanuel Valadão Vaz – é dispensado de pároco de Vila Nova e São Brás e nomeado Reitor do Seminário Episcopal de Angra.
Cónego Manuel Carlos Sousa Alves – é dispensado de pároco de Santa Cruz da Praia da Vitória, Casa da Ribeira e Cabo da Praia, de Capelão do Lar Dom Pedro V e da Misericórdia da Praia. É nomeado Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada.
Cónego Adriano Manuel Torres Borges – é dispensado do ofício de Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo e nomeado pároco da Igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada.
Pe. António Manuel Machado Santos – é nomeado pároco de Cabo da Praia, Porto Martins, Casa da Ribeira e vigário paroquial da Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória.
Pe. Nélson Filipe Brasil Pereira – é nomeado pároco de Lajes, na Terceira.
Pe. Luís Carlos Vieira da Silva – é nomeado pároco da Matriz de São Sebastião e Fonte do Bastardo e dispensado de pároco das Lages, na Terceira.
Pe. Davide de Jesus Rocha Barcelos – é dispensado das paróquias dos Arrifes e é-lhe concedido um ano sabático para aprofundamento dos estudos teológicos.
Pe. Marco Luciano da Rosa Carvalho – é dispensado de pároco da Matriz da Horta e Flamengos e nomeado pároco das paróquias dos Arrifes, em São Miguel.
Pe. Marco Bettencourt Gomes – é dispensado da paróquia de S. Roque e nomeado pároco da Matriz da Horta e Flamengos, ilha do Faial.
Pe. João Paulo Farias – É nomeado Pároco “in solidum” nas paróquias da ilha de Santa Maria e dispensado de Vigário Paroquial da Calheta, Norte grande, Norte pequeno, Santo António e curatos da Caldeira e Fajã dos Vimes, ilha de São Jorge.
Pe. Rui Fernando Barbosa Silva – É nomeado pároco do Rosário de Lagoa e dispensado de pároco moderador das paróquias da ilha de Santa Maria.
Pe. Carlos Alexandre Vieira do Espírito Santo é nomeado pároco moderador da equipa sacerdotal “in solidum” da Ilha de Santa Maria.
Um profundo agradecimento a todos os que deixam ofícios e a quantos os iniciam. Que o Bom Pastor vos acompanhe e traga à Sua Igreja, através de vós, muitos ‘frutos que permaneçam’.
Angra do Heroísmo, 11 de julho de 2023
+ Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra