Nota Pastoral.

Em pleno tempo da quaresma, ocorre a Semana Nacional da Cáritas, de 13 a 20 de março de 2022, sob o lema «o amor que transforma», quando todos temos o talento de ajudar quem mais precisa. Só o amor tem a força, o dinamismo que é capaz de transformar este mundo em terra de paz, num mundo de irmãos. O amor transforma os corações e a realidade. Este ano, a Cáritas chama a atenção para a atitude da amabilidade, virtude tão discreta e preciosa para este tempo que vivemos.
O Papa Francisco diz-nos que, se formos amáveis, seremos capazes de: «prestar atenção, oferecer um sorriso, dizer uma palavra de estímulo, possibilitar um espaço de escuta no meio de tanta indiferença. Este esforço, vivido dia a dia, é capaz de criar aquela convivência sadia que vence as incompreensões e evita os conflitos. O exercício da amabilidade não é um detalhe insignificante nem uma atitude superficial ou burguesa. Dado que pressupõe estima e respeito, quando se torna cultura numa sociedade, transforma profundamente o estilo de vida, as relações sociais» (FT 224).

É missão da Cáritas em cada ilha e nos Açores ser suporte financeiro de emergência, resposta a necessidades básicas, cuidados à infância e a idosos, à inserção social, à empregabilidade e à integração de migrantes e refugiados. O nosso contributo poderá aumentar a capacidade de resposta e a sua sustentabilidade, reforçar o apoio financeiro, promover o acompanhamento, incentivar a proximidade e a fraternidade humana.
Por isso devemos colaborar nos peditórios de rua e no digital, bem como nas coletas das celebrações dos dias 19 e 20 de março em todas as igrejas da Região e do País. O ano passado não foi possível fazer peditórios de rua devido à pandemia, contudo as coletas na Diocese de Angra renderam para a Cáritas 4.598,49 €. A Cáritas dos Açores, para além das suas obrigações na Região doou 2 000,00 à Cáritas da Tenerife, aquando da extinção do vulcão na ilha de La Palma, onde tão bem nos revemos, e recentemente 2 500,00 € para a Cáritas da Ucrânia.
Agora assistimos a um conflito como a pior crise de segurança na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial. Tornam-se oportunas e atuais as palavras de Pio XII na sua radiomensagem de 24 de agosto de 1939, quando estava iminente o início dessa guerra: «É com a força da razão, não com a das armas, que a Justiça progride. E os impérios que não são fundados sobre a Justiça não são abençoados por Deus. A política emancipada da moral atraiçoa aqueles mesmos que a desejam. O perigo é iminente, mas ainda há tempo. Nada se perde com a paz. Tudo pode ser perdido com a guerra».
Assim, está simultaneamente a decorrer durante o mês de março a campanha “Cáritas Ajuda Ucrânia”. A Cáritas não irá proceder ao envio de bens materiais para a Ucrânia ou países vizinhos. As razões são os custos, as dificuldades logísticas, a capacidade de receção local, em contexto de guerra. Caso assim queiram colaborar devem fazê-lo através de alguma iniciativa local de solidariedade, como é o caso da que está a decorrer na Ermida de Nª. Sª. da Saúde na Praça Velha em Angra do Heroísmo. A campanha “Cáritas Ajuda Ucrânia” será apenas de recolha de fundos e visa reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas, em Portugal.

Na Ucrânia, existe a Cáritas Ucrânia e a Cáritas SPES (são duas Cáritas nacionais por causa da diferença de ritos), têm desde 24 de fevereiro uma resposta de assistência humanitária que pretende abranger 5000 famílias (13 mil pessoas). Estão a prestar serviços de receção a deslocados / serviços de transporte / evacuação de crianças e proteção / abrigo coletivo (dormida, refeição, higiene,) / estrutura residencial para crianças / apoio psicossocial. Toda esta resposta assenta em 19 centros e 22 grupos espalhados por todo o país. Nos países que fazem fronteira com a Ucrânia (Polónia, Eslováquia, Roménia e Moldávia) as Cáritas estão a acolher refugiados que atravessaram a fronteira.

Para que se cumpra este socorro, os meios de doação são os donativos online, através do site www.caritas.pt emergências internacionais e as transferências bancárias através da entidade 22 222 e referência 222 222 222 ou ainda do IBAN PT50 0033 0000 0109 0040 1501 2.

A missão da Cáritas, como amor que transforma, é animar a nossa solidariedade com a delicadeza da amabilidade, para podermos viver numa só família humana, em paz.

Angra do Heroísmo, 2 de março de 2022

Hélder, Administrador Diocesano de Angra e Ilhas dos Açores