[PDF]

Foi com grande consternação que participamos esta tarde, através da página noticiosa, oficial da Diocese de Angra, a morte do nosso querido Bispo Emérito de Angra, Dom António de Sousa Braga.

Imploramos a Deus o seu eterno descanso, aos ombros do Bom Pastor, por intercessão de Nossa Senhora da Purificação, nossa Mãe e Rainha.

Apresentamos as nossas condolências à família de Sousa Braga, à província portuguesa, os padres dehonianos e todos os diocesanos.

Os sinos de todas as igrejas dos Açores devem dobrar amanhã, com os nove sinais próprios de um bispo, como expressão da dor do Colégio de Consultores, do Cabido, do presbitério, dos religiosos e dos fiéis leigos.

O velório decorrerá na noite de segunda-feira na capela do Seminário em Alfragide, onde na terça-feira será celebrada missa exequial para a congregação religiosa.

Na quarta-feira à tarde será celebrada missa exequial na igreja paroquial de Alfragide com os fiéis, padres e bispos de Portugal, paróquia onde Dom António residia e foi pároco até ser nomeado Bispo de Angra.

Na quinta-feira à tarde está prevista a viagem com destino à ilha de Santa Maria, onde será a celebração diocesana, sendo sepultado no Cemitério de Santo Espírito. Esta última estação carece de confirmação, uma vez que depende da disponibilidade de transporte.

Resta-nos a nossa gratidão a Deus e ao senhor Dom António pelo dom tão sábio e saboroso que ele foi para a Igreja açoriana. Descanse em paz.

Angra, 22 de agosto de 2022

P. Hélder, Administrador Diocesano de Angra