D. Armando Esteves Domingues é o 40º Bispo de Angra.

O Papa Francisco nomeou hoje D. Armando Esteves Domingues, até agora bispo Auxiliar do Porto, como Bispo de Angra.

O prelado será o 40º bispo de Angra e o segundo Bispo Auxiliar do Porto a ser nomeado consecutivamente como bispo diocesano desta diocese insular. Foi ordenado bispo a 16 de dezembro de 2018. Deverá entrar na diocese depois das festas do Natal, em meados de janeiro.

A nomeação de D. Armando Esteves Domingues vem por fim a um período de sede vacante de quase um ano, depois do Papa Francisco ter nomeado D. João lavrador bispo de Viana do Castelo a 21 de setembro de 2021. Com a saída de D. João Lavrador dois meses depois, a 27 de novembro, assumiu o governo administrativo da Diocese o cónego Hélder Fonseca Mendes que foi escolhido pelo Colégio de Consultores como Administrador Diocesano.