Angra.

Acaba a nossa Diocese de celebrar 488 anos e o Colégio de Consultores reuniu-se neste dia de São Carlos Borromeu, fundador dos Seminários, recebendo a alegre notícia da nomeação do 40º Bispo de Angra, Dom Armando Esteves Domingues, uma eleição que acolhemos com júbilo e esperança.

Recebemos com alegria e consideração a Saudação que o Senhor Dom Armando já enviou à nossa Igreja Diocesana cheia de esperança e de realismo.

Depois de um ano de expectativa e esperançosa oração e confiança no Espírito Santo, recebemos e acolhemos de braços abertos o nosso novo Pastor e sentimo-nos particularmente gratos pela sua disponibilidade para servir estas ilhas dispersas e únicas.

Em nome do Povo de Deus, presbíteros, diáconos, religiosos, famílias, leigos, crianças e jovens, saudamos o nosso Pastor, em comunhão diocesana, expressando toda a corresponsabilidade pastoral na evangelização e missão nas nossas ilhas.

Conscientes da importância evangélica da presença da Igreja na transformação social da nossa Região, queremos acentuar, com o nosso Bispo, o trabalho pastoral, a dimensão social da fé e a opção pelos mais pobres.

Em contexto sinodal da Igreja Universal e Diocesana, caminhamos com Cristo, Nosso Salvador, com toda a Diocese para a celebração dos 500 anos da sua criação.

Na certeza de que o Povo Açoreano acolherá com grande alegria o Senhor Dom Armando, este Colégio de Consultores augura, implorando a voz do Espírito Santo, um múnus pastoral abençoado.

Angra do Heroísmo, 04 de novembro de 2022