Comunicado.

O Administrador Diocesano de Angra participa que o Senhor Núncio Apostólico em Portugal estará nos Açores de 10 a 17 de abril do corrente ano. Em período de “sede vacante”, Monsenhor Ivo Scapolo presidirá, na Sé Catedral de Angra, às celebrações da semana santa, nomeadamente à Missa Crismal, ao Tríduo Pascal e à Pascoa da Ressurreição do Senhor. Na impossibilidade de estar em todas as ilhas, Dom Ivo visitará São Miguel, Terceira e Faial onde se encontrará com fiéis leigos, consagradas, diáconos, presbíteros, instituições religiosas e civis e autoridades regionais.
Não só é uma elevada honra para a Igreja Local Angrense poder receber, neste momento peculiar da história da Diocese, o representante do Santo Padre em Portugal, como é uma oportunidade do atual Núncio conhecer melhor a realidade e porção do Povo de Deus que vive na Região Autónoma dos Açores.
Dom Ivo Scapolo nasceu 1953, em Terrassa (Pádua, Itália), tendo sido nomeado arcebispo de Tagaste em 2002, após a sua ordenação episcopal. Doutorado em Direito Canónico, está ao serviço diplomático da Santa Sé desde 1984, tendo exercido missão nas Representações Pontifícias em Angola, Portugal, Estados Unidos da América e na Secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado de Sua Santidade. Já foi Núncio Apostólico na Bolívia (2002-2008), no Ruanda (2008-2011), no Chile (2011-2019) e atualmente em Portugal desde 2019. O Núncio Apostólico é o Decano do Corpo Diplomático acreditado em Portugal.
Oportunamente será divulgado o programa completo e detalhado desta visita, que será acompanhada pelo Administrador Diocesano.
Angra do Heroísmo, 11 de março de 2022