Do Administrador Diocesano.

Comunico que após a eleição do Colégio de Consultores da Diocese de Angra, em situação de «sede vacante», aceitei as funções para as quais fui eleito, tendo feito, diante de Deus e dos senhores consultores, a profissão de fé, e comunicado esta eleição e aceitação ao Senhor Núncio Apostólico.

Cumprirei com diligência e fidelidade os deveres a que estou obrigado para com a Igreja na qual fui chamado a exercer o meu serviço, até que o Santo Padre nomeie o próximo Bispo para a Diocese de Angra, nas ilhas dos Açores.

A minha palavra, nesta hora, é de ação de graças pelo dom que foi D. João Lavrador para a nossa Igreja Diocesana nos últimos seis anos, não esquecendo D. António de Sousa Braga, nosso bispo emérito, que no seu discreto silêncio nos vai acompanhando na oração.

A partir do Colégio de Consultores recebo este novo serviço à Igreja, contando com a colaboração do Cabido, da Cúria Diocesana, do Seminário Episcopal, dos senhores ouvidores e dos párocos, em cada dia e em cada uma das nossas freguesias, concelhos e ilhas, bem como dos diáconos permanentes, consagrados e consagradas.

A nossa primeira missão é espiritual, de levar a alegria e a esperança do evangelho a todas a pessoas, e de construir no serviço e na comunhão um mundo que se assemelhe mais ao «império do Espírito Santo» na sua universalidade.   Por isso, todos os que se empenham na evangelização, na liturgia, nos ministérios, nas vocações e nas missões não podem esmorecer no seu trabalho.

Contamos neste período com os vários serviços e comissões diocesanas, seja na área da caridade, da educação, da saúde, dos jovens e das famílias, da cultura e da comunicação social.  Aqui estão envolvidos os leigos nos movimentos apostólicos, nas comunidades eclesiais e nas paróquias, bem como todos os que percorrem a caminhada sinodal seja a nível local e universal, tal Igreja ora em contemplação, ora em movimento.

Não deixemos de rezar para que o Senhor nos dê um Bispo segundo o coração do Bom Pastor, que possa responder aos desafios do nosso tempo e do nosso lugar, de tal maneira que perdure sempre na comunidade diocesana a integridade da fé, a santidade de vida e a caridade fraterna.

Angra, na festa de Santo André, 30 de novembro de 2021

Padre Hélder Fonseca Mendes