Nota Pastoral.

Estamos a começar um novo ano pastoral. Ao mesmo tempo que os vários sectores da sociedade retomam as suas ocupações também nas diversas comunidades cristãs se iniciam um conjunto de diversas actividades que, salvo as celebrações litúrgicas, foram interrompidas durante os meses de Verão.

Cada ano que se inicia é sempre tempo de renovação, de entusiasmo e de novos compromissos.

Como já foi sobejamente noticiado, a diocese no seu todo e cada comunidade cristã em particular irão empenhar-se no conhecimento real das situações de pobreza e marginalidade e, através dos diversos meios, oferecer a melhor resposta possível aos problemas com que se enfrentam.

Contamos com todas as instituições que generosamente e com elevado empenho se dedicam a socorrer os mais necessitados, mas queremos também despertar as comunidades cristãs para que se dê a mesma atenção à dimensão da caridade como se deve dar à dimensão do anúncio e à dimensão da liturgia. Muitos problemas se resolverão se as comunidades cristãs se tornarem mais fraternas e com espirito de partilha.

A par com a pastoral social, atenderemos em perspectiva evangelizadora à piedade popular tão rica e expressiva entre o povo açoriano.

No contexto da pastoral social reveste-se da maior importância a família que não só interpela a Igreja com as suas diversas situações e exigências, como desafia a comunidade cristã para lhe responder de acordo com as propostas da Igreja.

Aos leigos compete-lhes a evangelização do mundo. As diversas actividades onde se encontram envolvidos os leigos requerem da parte destes o seu empenho evangelizador. Por isso, no domínio da Pastoral social ter-se-á de dar-lhes um papel muito activo.

Os sacerdotes são aqueles que são chamados a presidir às comunidades cristãs e têm um papel imprescindível na vida da Igreja. A eles e às vocações sacerdotais daremos uma atenção muito especial.

Que cada cristão da nossa diocese se sinta fortalecido na sua fé, se renove nas fontes da esperança e que sinta o apelo a dedicar-se ao serviço dos mais frágeis da nossa sociedade.

Faço o apelo para que o primeiro domingo de Outubro seja o dia da proclamação do inicio do ano pastoral e se dê a conhecer o respectivo programa pastoral.

Imploro de Nossa Senhora Mãe e Rainha dos Açores que abençoe a nossa diocese e a caminhada pastoral deste ano e nos oriente pelas sendas da evangelização do mundo de hoje.

+João Lavrador

Bispo de Angra e Ilhas dos Açores