Seminário Episcopal de Angra.

A 42ª sessão plenária do Conselho Presbiteral da Diocese de Angra decorreu entre os dias 10 e 13 do mês de Janeiro de 2017, no Seminário Episcopal, em Angra do Heroísmo.

O instrumento de trabalho centrou-se nas seguintes questões: 1. Tema: Proposta de organização diocesana para a dinamização evangelizadora de todo o Povo de Deus da Diocese; 2 Tema: Programa diocesano dedicado à Pastoral Social; 3. Tema: Os sonhos possíveis para a nossa Diocese.

Esta Assembleia, presidida pelo Bispo Diocesano, Senhor D. João Evangelista Pimentel Lavrador, contou com 13 membros em função do cargo, 17 membros eleitos e um membro convidado.

1. O Conselho manifestou o seu acordo com o Instrumento de Trabalho na sua generalidade, referente aos temas supra-indicados.
  2. Deste modo, respeitando as conclusões dos trabalhos apresentados pelos conselheiros, acentuou-se a permanente consciencialização de que a Diocese é um todo e que todas as comunidades cristãs merecem o igual interesse por parte das pessoas e estruturas que coordenam a pastoral diocesana, favorecendo a ministerialidade das comunidades cristãs: presbíteros, diáconos, religiosos e leigos.
  3. Com o intuito de uma melhor dinamização, apoio e coordenação das comunidades, e expressão da comunhão entre Ouvidorias, o Conselho apresentou ao Bispo Diocesano as suas propostas e tendências acerca da organização territorial da Diocese, apoiando a figura do Vigário Episcopal.
  4. O Conselho destacou a necessidade e prioridade da formação dos fiéis, sendo favorável à criação da Vigararia da Formação para o clero e laicado, que coordene e dinamize eficazmente este sector.
  5. No que respeita ao programa da Pastoral Social, o Conselho explanou a preocupação e ação específica e localizada das várias Ouvidorias e Serviços. Deste modo, concluiu-se que este programa ajudou a promover as iniciativas de reestruturação e dinamização da ação social, mas o interesse, formação e dinamização denota ainda lacunas e deficiências graves.
  6. Este sector também evidencia que existem novas formas de pobreza em crescimento que exigem maior empenho por parte de todos os intervenientes públicos, privados e eclesiais, de que se destacam a solidão e abandono, a doença mental, a pobreza infantil, os reclusos, a pobreza envergonhada, a violência doméstica, a toxicodependência e outros tipos de dependência. Pretende-se maior articulação das várias iniciativas, procurando as razões de iniquidade que informam a pobreza, e tendo como finalidade a promoção da pessoa humana no seu todo. Continuará a ser uma prioridade pastoral para a Diocese, determinando-se posteriormente as áreas de atuação.
  7. O Conselho acentuou a necessidade de valorizar o espírito sacerdotal, potencializando as suas qualidades, de modo que a comunhão seja vivida, sensível e visível, no respeito pela diversidade de sensibilidades que enriquecem o presbitério.

Este Conselho assume e interpela todas as comunidades cristãs açorianas a fazer eco das palavras proféticas do Papa Francisco: “desejo uma Igreja pobre para os pobres. A nova evangelização é um convite a reconhecer a força salvífica das suas vidas, e a colocá-los no centro do caminho da Igreja. Somos chamados a descobrir Cristo neles: não só a emprestar-lhes a nossa voz nas suas causas, mas também a ser seus amigos, a escutá-los, a compreendê-los e a acolher a misteriosa sabedoria que Deus nos quer comunicar através deles” (EG 198).

Angra do Heroísmo, 12 de Janeiro de 2017