Chamados a viver a Misericórdia do Pai

Vai decorrer entre os próximos dias 6 e 13 de Novembro a Semana dos Seminários. É uma oportunidade para todos os diocesanos reflectirem sobre a importância do Seminário, darem graças Deus pelo bem que é para a Igreja e para a sociedade a sua presença, rogarem ao Senhor da Messe que envie mais jovens dispostos a abraçar na alegria o projecto sacerdotal, a implorarem as bênçãos de Deus para a Comunidade Educativa que presentemente forma o Seminário e a contribuir generosamente, em espirito de partilha fraterna, para as elevadas despesas que comporta a sua vida.

A Diocese de Angra tem a alegria de ter um Seminário Maior com vinte alunos que escutando o chamamento de Jesus Cristo e com Ele configurando progressivamente a sua vida avançam para a sua entrega total ao serviço da Igreja. É motivo de acção de graças por parte de todos os cristãos que reconhecem a fundamental missão dos sacerdotes nas comunidades cristãs.

O Seminário é um sinal erguido no centro da vida diocesana a despertar a consciência de todos os diocesanos para a bondade e a ternura de Deus que na Sua misericórdia nos chama a viver no Seu amor e a testemunhá-lo no mundo concreto onde vivemos. Esta missão é de todos os cristãos chamados a descobrir a vocação própria de cada um, mas é sobretudo um apelo lançado aos jovens que radicalmente sentem que Jesus Cristo projecta sobre eles um olhar de misericórdia para os enviar às comunidades cristãs para serem dispensadores da misericórdia divina.

O Seminário como comunidade educativa em caminhada está atento á realidade do mundo e tem um contributo insubstituível para a sociedade. Desde logo na formação integral dos seus alunos e na escuta dos sinais dos tempos para responder de modo adequado aos anseios da humanidade de hoje.

Faço o apelo a todos os diocesanos para que manifestem o interesse pelo Seminário Maior, apreciem e valorizem o esforço educativo que aí se está a realizar, se empenhem na dinamização vocacional que passará pelas famílias e pelas comunidades cristãs, rendam graças a Deus que na Sua misericórdia nos oferece a alegria de um Seminário dinâmico cuja comunidade se manifesta alegre e feliz e contribuam generosamente para as grandes despesas que acarreta a sua vida.

Imploro de Nossa Senhora, Mãe e Rainha dos Açores, que abençoe a Comunidade Educativa do Seminário Maior de Angra, os jovens que despertam para a vocação sacerdotal e as famílias para que saibam apreciar o chamamento de Jesus Cristo para o sacerdócio.

+João Lavrador

Bispo de Angra e Ilhas dos Açores