Angra.

«Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça» (Jo.15, 16)

Proximamente iremos ter a alegria da ordenação de dois presbíteros para a nossa diocese. O Diácono Jacob Vasconcelos irá ser ordenado de presbítero, na Ilha das Flores, no próximo dia 1 de Julho e o Diácono Nelson Pereira receberá a ordenação presbiteral no próximo dia 1 de Novembro na Catedral de Angra.

Na alegria desta festa, que deve atingir toda a Igreja diocesana, brota do nosso ser um hino de louvor e acção de graças ao Senhor pelas maravilhas que vai realizando no meio de nós oferecendo-nos o maior de todos os dons na pessoa destes dois jovens que em breve serão novos sacerdotes.

Convido todos os diocesanos a unirem-se em oração ao Senhor, louvando-O e pedindo-Lhe a Sua permanente presença na vida daqueles que vão ser ordenados para que sejam Pastores segundo o coração de Deus e que imitem a Jesus Cristo o Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas.

Acolhendo e agradecendo este dom de Deus é também exigência de maior compromisso de cada família e cada comunidade cristã em viverem profundamente as exigências da sua fé professada e testemunhada. Bom seria que a diocese, em todos os seus diocesanos e paróquias, movimentos e grupos sentisse o impulso renovador e evangelizador que brota do mandato divino e que a todos deve atingir.

A ordenação de dois jovens, que deste modo entregam a sua vida a Jesus Cristo, deve despertar em todas as crianças, adolescentes e jovens da nossa diocese o desejo de escutarem a voz de Jesus Cristo que chama e espera deles uma resposta ao Seu apelo.

Esta é uma boa ocasião para na família, na catequese e nos grupos e movimentos juvenis se valorizar a vocação sacerdotal e despertar o gosto pelo seguimento total de Jesus Cristo na consagração.

Segundo o Evangelho, Jesus Cristo interpelado por um jovem que queria ser feliz aponta-lhe o caminho da perfeição dizendo: vai, partilha os teus bens com os pobres, vem e segue-me (cfr. Mt.19, 21».

Na verdade, este é o caminho da perfeição que não desilude. Esta é a proposta que Jesus Cristo lança a cada jovem que se deixa encontrar por Ele.

Saudamos com jubilo e gratidão os Diáconos Jacob e Nelson, os seus pais e familiares, respectivas paróquias de Ponta Delgada (Flores) e S. Mateus (Terceira) e o Seminário Maior de Angra.

Colocamos os nossos ordinandos sob a protecção maternal de Nossa Senhora e com ela cantamos as maravilhas de Deus.