A RDP Açores está a celebrar os seus 75 anos de actividade.

Nenhum açoriano poderá ficar indiferente a esta belíssima data e sentirá, sem dúvida, a alegria e o reconhecimento pelo serviço prestado por este meio de comunicação social ao desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores.

Dada a dispersão geográfica desta Região Autónoma, mais se faz sentir o efeito dos meios que ajudam a criar comunhão, unidade e proximidade entre as pessoas e as instituições. Estamos gratos à RDP pelo bom serviço que prestou ao longo destes 75 anos para a coesão social e promoção cultural entre todos os açorianos.

Num mundo globalizado que atinge também a Região Autónoma dos Açores, a defesa das características próprias de cada povo são absolutamente necessárias. Ficamos reconhecidos pela valorização da cultura do povo açoriano que esteve presente na dedicação de todos os que lideraram a RDP Açores.

A Região Autónoma dos Açores está para além do seu território. A maioria dos seus habitantes está na diáspora. Somos obrigados a reconhecer o contributo inestimável que a RDP Açores presta àqueles que na emigração procuram melhores condições de vida sem perderem o contacto com a sua terra.

Perante as inúmeras dificuldades por que passam muitos sectores da sociedade dos Açores, constatamos que os jornalistas da RDP Açores sabem estar atentos e profissionalmente proporcionam caminhos de abertura aos problemas que constantemente emergem na vida do povo açoriano.

Em nome da diocese de Angra e Ilhas dos Açores quero saudar todos os que trabalham e lideram a RDP Açores, felicitá-los pelos 75 anos de vida, manifestar o nosso reconhecimento pelo seu esforço na comunicação social e desejar que sempre se conduzam com sucesso pelos caminhos que dignificam a pessoa humana e a sociedade.

+João Lavrador

Bispo de Angra e das Ilhas dos Açores