Bispo Diocesano.

Como fundo, a cruz – já estrada de luz – a ligar a terra ao céu. O Bom Pastor, ao dar a vida na cruz, até ao fim e por amor aos “seus”, ilumina todas as suas trevas, vence-as e abre-lhes a porta do Paraíso. Nessa estrada, Maria e João. “Eis a tua Mãe” (Jo 19,26), balbuciou Jesus a João. Ali, Maria torna-se Mãe, casa, Igreja para toda a humanidade… O círculo/esfera representa a Hóstia mas também todo o mundo com Maria e com a Igreja a caminho. Sobressai a beleza da Mãe que conduz silenciosamente uma amostra de humanidade, uma fileira de pessoas que nascem da luz do ressuscitado e invadem o mundo com um amor capaz de ser “casa para muitos e mãe para todos” (EG 288). Por fim, João, que fará “casa” com Maria, que é bispo e filho! Ele mostra a estrada, uma estrada feita de picos e de abismos como a nossa vida de cada dia. Com Maria – e mãe como ela – estará apto a acolher e recolher todas as periferias: os desesperados, os angustiados, os exilados, os abandonados, os famintos, os pecadores e tudo o que não é paraíso… e todos saberão que têm uma mãe!