«Rogai ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe» (Mt.9,38)

A Igreja diocesana de Angra e Ilhas dos Açores vai celebrar em festa a ordenação do diácono Pedro Lima que se realizará no próximo dia 3 de Setembro, na cidade da Horta.

O nosso olhar volta-se antes de mais para o Senhor da Messe que na Sua imensa bondade chama um dos jovens da nossa diocese para o consagrar e enviar ao meio do Seu Povo.  Uma vez configurado a Cristo, o Bom Pastor, o Diácono Pedro, através da ordenação presbiteral, estabelece um vínculo de comunhão com Jesus Cristo, com o Presbitério e com o Povo de Deus, que o torna inteiramente livre para servir a comunhão e para se entregar de modo singular e sem reservas à missão de santificar, anunciar e governar, como cooperador da ordem episcopal.

Convido, deste modo, todos os diocesanos a darem graças a Deus por este dom tão excelente como é um novo sacerdote para a nossa Igreja diocesana.

Igualmente, devemos sentir-nos corresponsabilizados pela generosa entrega do Diácono Pedro concretizada na ordenação sacerdotal. Rezemos por ele para que continue a renovar em cada dia a graça e a frescura da sua dádiva incondicional ao Senhor; colaboremos com ele para que seja presbítero segundo o coração de Deus e disponível para o serviço do Povo de Deus; acompanhemos a sua ordenação, senão presencialmente, através da oração para que seja cumulado das graças de Deus; sejamos sempre presença amiga que ajude o Diácono Pedro a descobrir continuamente a beleza do seu ministério sacerdotal.

Exorto as comunidades cristãs, as famílias, as crianças e os jovens a descobrirem a beleza do ideal de ser Presbítero e, na sua oração e formação, a disponibilizarem-se para escutar o chamamento de Jesus Cristo que Ele dirige a cada baptizado.

É riquíssimo o dom de Deus que Ele nos oferece através da ordenação presbiteral do Diácono Pedro, mas igualmente é grande o compromisso que nos é pedido. Deixemo-nos interpelar pela palavra de Jesus Cristo que nos convida a «pedir ao Senhor da Messe que envie operários para a Sua Messe» (Mt. 9, 38).

Apelo para que toda a diocese aproveite este tempo de graça e se deixe envolver pela beleza e ternura de Deus que se exprime de modo excelente na consagração sacerdotal.

Saudamos com jubilo e gratidão o Diácono Pedro Lima, os seus pais e familiares, paróquia de Angústias e Seminário Maior de Angra.

Angra do Heroísmo, 25 de Julho de 2016 (festa de S. Tiago Apóstolo)

+João Lavrador

Bispo de Angra e Ilhas dos Açores