«Comunidade evangelizada em comunhão missionária»

Nos próximos dias 11 a 18 de Novembro, a Igreja em Portugal celebra a semana dos seminários. Com esta iniciativa pretende-se valorizar a importância do seminário diocesano na vida das comunidades cristãs, estimular o interesse e a colaboração dos cristãos para com o seu seminário, reconhecer este como meio do despertar vocacional no interior do Povo de Deus e valorizar agradecidamente o trabalho que a comunidade educativa do seminário vai realizando para oferecer à diocese os sacerdotes para o serviço das diversas comunidades cristãs.

Tal como todo o Povo de Deus, também a comunidade educativa do seminário é convidada a aprofundar e interiorizar a reflexão conciliar do Vaticano II, a provocar em cada um dos formandos o desejo de seguir a Jesus Cristo respondendo à renovação que Ele provoca na Sua Igreja em cada tempo. Aliás, este foi o objectivo do Concilio Vaticano II que se propôs ajudar a Igreja a renovar-se para melhor poder oferecer o Evangelho à humanidade de hoje.

Por isso, o nosso seminário é uma comunidade de discípulos composta por 22 seminaristas, com uma equipa formadora e professores, que á maneira dos Apóstolos, se deixa transformar pelo apelo de Jesus Cristo, que convive com Ele diariamente para aprender do Seu ser e do Seu actuar e, renovando-se através do que o Magistério da Igreja propõe para formar os sacerdotes de hoje, se prepara para oferecer sacerdotes em ordem a evangelizar as pessoas no mundo actual.

Ao referir-se à formação nos seminários, a Ratio Fundamentalis, no nº 3 afirma que «tal formação tem uma característica eminentemente comunitária». E acrescenta sublinhando que «a vocação ao sacerdócio, de facto, é um dom que o Senhor concede à Igreja e ao mundo, uma via para santificar-se e santificar os outros que não se percorre de maneira individualista mas sempre havendo como referência uma porção concreta do Povo de Deus». Aliás, «tal vocação é revelada e acolhida no interior de uma comunidade eclesial e forma-se no seminário, no contexto de uma comunidade educadora que compreende vários componentes do Povo de Deus, para conduzir o seminarista mediante ordenação a fazer parte da “família” do presbitério ao serviço de uma comunidade de fiéis».

Deste modo, a formação no seminário deve obedecer a quatro características: única, integral, comunitária e missionária.

Exorto os cristãos, as famílias, as comunidades cristãs, os grupos de jovens, a catequese, os alunos da Religião Moral Católica nas escolas, os movimentos, a valorizarem esta semana através da oração, pela reflexão, proporcionando um discernimento vocacional às crianças, adolescentes e jovens, e dando graças a Deus pelo dom do nosso seminário.

Convido todas as comunidades paroquiais a serem generosas para podermos sustentar economicamente o nosso seminário.

Junto com a formação no seminário, contamos também, na nossa diocese com grupos de pré-seminário que, através de alguns sacerdotes nomeados para este efeito, oferece aos adolescentes e jovens que se dispõem a discernir a sua vocação através do acompanhamento, em grupo, um itinerário de formação adequado à sua idade e aos seus anseios.

Esta é uma semana também vocacional. Aproveitemos, todos e cada um, para nos colocarmos perante Jesus Cristo e deixarmo-nos interpelar pela Sua presença que chama e envia.

Que Nossa Senhora do Sim, Mãe e Rainha dos Açores nos abençoe e nos ajude a aprender da Sua entrega total.

Angra do Heroismo, 1 de Novembro de 2018

(João Lavrador, Bispo de Angra e Ilhas dos Açores)