«Peregrinação diocesana à Terra Santa».

Como consta do programa diocesano, integrada na celebração do Ano Jubilar da Misericórdia, está a decorrer a Peregrinação diocesana à Terra Santa, que teve inicio no dia 15 de Novembro e terminará no dia 22 do mesmo mês.

Como oportunamente foi referido, esta peregrinação realizada por um grupo de diocesanos quer envolver toda a diocese. Os que nela participam directamente são como que representantes de todo o Povo de Deus da diocese de Angra.

Agora que os participantes na peregrinação, que integram o Bispo diocesano, o Vigário geral, um grupo de presbíteros e numerosos leigos, alguns da diáspora, já estão a saborear a riqueza da experiência de fé que estas paragens lhes proporcionam, querem saudar todos os diocesanos e prometer-lhes que todo o Povo de Deus de Angra, as suas famílias, as crianças, os idosos, os jovens, doentes, migrantes e pobres e excluídos estão sempre muito presentes nas suas orações, celebrações e meditações.

Cada um destes locais tem as marcas de Jesus Cristo e cada passo percorrido cruza-se com as pegadas do Nazareno que por vontade divina encarnou para nos manifestar o rosto amoroso, terno e misericordioso do Pai.

A Terra Santa é um manancial de Revelação que nos ajuda a localizar as diversas acções realizadas pelo Filho de Deus em favor da pessoa humana nomeadamente os mais carenciados e sofredores.

Aqui se deu o primeiro chamamento dirigido aos Doze que uma vez tendo experimentado a riqueza singular do Mistério Pascal de Jesus se dispuseram a entregar a sua vida para que Ele fosse testemunhado ao mundo. Com gratidão, sentimos que somos portadores desta mesma Vida Nova que nos foi oferecida pelo Baptismo e alimentada na Eucaristia para sermos discípulos missionários no mundo de hoje.

Tal como Jesus Cristo iniciou nesta Terra Santa a renovação da humanidade, colocamo-nos ao dispor do Seu envio para renovarmos através do Evangelho a nossa diocese.

Fixando o olhar em Cristo e percorrendo os Seus caminhos, convidamos toda a Diocese de Angra a escutar o mesmo convite de Jesus de Nazaré: «como o Pai Me amou, também Eu vos amei; permanecei no Meu amor (…) Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi e vos nomeei para irdes e dardes fruto» (Jo. 15, 9.16).

Imploramos de Maria de Nazaré que nós invocamos como Mãe e Rainha dos Açores que abençoe todos os diocesanos de Angra, os que vivem no território dos Açores e que vivem na diáspora.

O vosso Bispo