Aos Senhores Padres e Diáconos dos Açores

Angra do Heroísmo, 17 de março de 2016

Comunico formalmente que a Santa Sé e o Estado Português, através da Nunciatura Apostólica e do Ministério dos  Negócios Estrangeiros, restituíram o carácter de feriado nacional às solenidades do Corpo de Deus e de Todos os
Santos, conforme teor do artigo 30 da Concordata em vigor, que naturalmente se aplica à nossa Região.

Assim, no próximo dia 26 de maio ocorre a Festa do Corpo de Deus, sendo celebrada a liturgia própria da Solenidade já na quarta-feira à tarde, dia 25. No domingo, 29 de maio e no sábado à tarde, dia 28, celebra-se a liturgia do IX Domingo do Tempo Comum.

A solenidade de Pentecostes ocorre no dia 15 de maio, sendo a segunda-feira seguinte dia 16, o feriado da Região Autónoma dos Açores.

Pelo facto do dia 22 de maio ser a festa da Santíssima Trindade, a solenidade própria do dia do padroeiro da Diocese passa para a segunda-feira seguinte, dia 23 de maio.

O dia 1 de novembro é considerado dia santo, sendo celebrada já no 31 de outubro à tarde a liturgia da Solenidade de Todos os Santos.

Do Cardeal Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais recebemos um pedido de alerta para a observância e participação na coleta da sexta-feira santa no dia 25 de março, em ano da misericórdia, gesto mais necessário pelo
problema dos refugiados e pelo apoio que a Igreja tem a dar aos que vivem a cruz, o abandono e a morte na terra a que chamamos santa.

Por o dia 25 de março, dia em que ocorre o 40º. Aniversário da ordenação episcopal do Senhor Bispo Emérito de Macau, D. Arquimino da Costa, ser sexta-feira santa, a solenidade da Anunciação do Senhor é transferida para o dia 4 de abril.

P. Hélder Fonseca Mendes

Vigário Geral