Centro Pastoral Pio XII.

O Conselho Pastoral Diocesano, constituído por leigos, religiosos, diáconos e presbíteros de todas as ilhas dos Açores, reuniu em Ponta Delgada, de 17 a 19 de fevereiro do ano 2017, em décima segunda Assembleia Plenária, sob a presidência do Bispo Diocesano, D. João Lavrador, tendo como temas de reflexão os seguintes:

Proposta de organização diocesana para a Dinamização Evangelizadora de todo o Povo de Deus da Diocese de Angra;

Programa Diocesano dedicado à Pastoral Social e

Sonhos possíveis para a nossa Diocese.

1. Os trabalhos iniciaram-se com a intervenção do Bispo Diocesano, que recordou a importância do Conselho Pastoral Diocesano e a sua ligação ao Concílio Vaticano II e a relação entre a doutrina conciliar, as estruturas diocesanas e a vida concreta das pessoas.

O Senhor D. João sintetizou em três palavras a interpelação que do Concílio se retira para o trabalho do Conselho Pastoral. São elas:

Comunhão, a todos os níveis (Diocese, Paróquias e Comunidades). A Diocese é um todo e deve olhar preferentemente para os mais desfavorecidos. A comunhão implica a Unidade e o todo da Diocese;

Participação, pela qual todos os cristãos são chamados a intervir na vida da Igreja;

Corresponsabilidade, que se exprime no assumir da missão por cada membro da Igreja.

Segundo o Senhor D. João, é importante a consciencialização de que somos Povo de Deus e que devemos desenvolver uma Igreja ministerial (presbíteros, diáconos, leigos e consagrados). A evangelização do mundo de hoje requer a articulação dos diversos ministérios na Igreja.

1. Tendo em conta as sínteses dos diversos sectores da Diocese e a reflexão dos membros do Conselho, foram colocadas as seguintes propostas:

– organização diocesana para a dinamização evangelizadora de todo o Povo de Deus (paróquias, zonas, ouvidorias, ilhas e três Vigararias Pastorais).

– nomeação de um ou mais Vigários Episcopais para a colaboração e descentralização do ministério pastoral do Bispo.

– nomeação de um ou mais Vigários Episcopais com base no território da Diocese;

– nomeação de um ou mais Vigários Episcopais com base no acompanhamento e formação cristã para toda a Diocese.

Estas propostas receberam a aprovação da maioria expressiva do Conselho.

O Plenário valorizou a ação realizada no decorrer do presente ano no domínio da Pastoral Social, reconheceu e propôs, dadas as circunstâncias atuais a exigir uma atenção especial aos excluídos e desfavorecidos, a continuidade deste trabalho concertado com outras entidades privadas e públicas, realçando, entre outras situações de marginalidade, a educação para a inclusão, o acompanhamento de proximidade, os jovens em situação de risco e a família.

Os vários sectores da Diocese, leigos, religiosos, diáconos e presbíteros de todas as ilhas dos Açores, realçaram a importância e a necessidade de formação dos vários agentes pastorais.

III.   Dado que o Santo Padre convocou um Sínodo sobre Jovens, fé e discernimento vocacional, para outubro de 2018, cuja preparação deve mobilizar os jovens da Diocese durante o próximo ano pastoral, apela-se à interligação entre a Pastoral Social, Familiar e Juvenil.

O Senhor D. João fez a sua intervenção de síntese, realçando a necessidade dos cristãos serem líderes de renovação nas comunidades e sectores da vida pastoral onde se inserem através do testemunho e da partilha.

O Conselho Pastoral Diocesano reconheceu unanimemente a necessidade de responder ao apelo de Jesus Cristo “assim como Eu fiz, fazei vós também”(Jo 13,15) com o qual a Igreja em cada uma das comunidades cristãs se renova e é sinal de esperança para o mundo de hoje.

No ano do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, e da marca mariana na piedade popular do povo açoriano, exortamos os cristãos a seguir a indicação de Maria “fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Igualmente no quarto centenário do martírio do Beato João Baptista Machado, padroeiro da nossa Diocese, invocamos o seu exemplo para que as nossas paróquias se tornem comunidades de discípulos missionários.

Ponta Delgada, 19 de fevereiro de 2017

O Conselho Pastoral Diocesano